Manual Instalação e Edição Widget Fale Conosco

Manual Instalação e Edição Widget Fale Conosco

O Fale Conosco é uma ferramenta desenvolvida pela Nvoip, que tem o intuito de facilitar a comunicação entre o usuário principal e os visitantes de seu site, por meio de solicitação de ligações (callme), chat e WhatsApp, tudo isso em um só lugar. Sendo assim, objetivo desse manual é ensinar o passo a passo de como confirar o Fale Conosco, para ser inserido no seu site.

Exemplo do funcionamento do Fale Conosco no site da Nvoip:



1. Como acessar o Fale Conosco?

1.1 Painel Nvoip

Acesse o Painel da Nvoip e insira seu login e senha cadastrados.



Para acessar o Fale Conosco, navegue até: [Configurações] >[Widget]



A Tela do Fale Conosco, é dividida em 4 guias: "Geral", "Telefonia" e "WhatsApp" e "Script".

As três primeiras abas oferecem opções de edição da aparência do Widget, possibilitando, por exemplo, alterar a cor, frase de exibição, imagem, etc. Já na última aba (Script) apresenta o código gerado para ser incorporado em seu site. 




Essas edições podem ser feitas conforme a necessidade do usuário, podendo habilitar ou não e editar cada uma dessas funcionalidades quantas vezes forem necessárias.

1.2 Google Tag Manager

Caso você utilize o Google Tag Manager, a edição do Fale Conosco também será via painel da Nvoip. Portanto, siga as instruções do tópico 1.1!

2. Como configurar o Fale Conosco?

2.1 Tela Geral

Na Tela Geral, os campos de preenchimento são:

Canais disponíveis: possibilidade de habilitar ou desabilitar o WhatsApp, Chat e/ou Telefonia.

Domínio(s): deve ser inserida a(s) url(s) do site onde será instalado o Widget (Ex.: localhost).

→ E-mail de contato: e-mail que você irá receber as mensagens deixadas no site.

Aparência: alteração da imagem do Widget através do upload de uma imagem.

Tamanho: mudança do tamanho do Widget.

Cores: mudança de cor do Widget.

Posição: mudança de lado do Widget na tela (esquerdo ou direito).

Balão de captação de atenção: edição da frase do Widget Principal (Ex.: Olá, vamos conversar?).






2.2 Tela Telefonia


A guia Telefonia apresenta uma tela no lado direito da página que permite uma melhor visualização das edições feitas. E tem os seguintes campos de preenchimento:

Aparência da tela: upload da imagem para a Tela de Telefonia


Obs.: É indicado que o tamanho da imagem seja aproximadamente 286 x 50 pixels. Caso sua imagem tenha uma dimensão diferente, haverá uma conversão automática. Caso a imagem fique distorcida, basta utilizar um redimensionador gratuito de imagens como o Adobe Express.

Cores: mudança de cor da tela, podendo ser primária (cor botão), de borda (cor do traço) e de fundo (cor background).

Destino da ligação: espaço para inserir o numero de telefone do usuário que receberá as ligações.

Texto das abas: edição dos textos “Me Ligue Agora”, “Me Ligue Depois” e “Deixe sua Mensagem”.





Exemplo de uma Tela Telefonia criada:



2.3 Tela WhatsApp

Número do WhatsApp: insira seu número de WhatsApp com DD1 + DDD (Ex.: (55) 32 99814-9999).

Mensagem padrão do WhatsApp: Mensagem pré-configurada de solicitação de contato do usuario com a empresa (Ex.: Olá, meu nome é user e gostaria de saber mais sobre a empresa Nvoip. Pode me dar mais informações?).




2.4 Tela Script

Por fim, na aba [Script], clique no botão copiar no canto superior direito. E pronto! O código do Script já está copiado!




3. Como instalar o Fale Conosco?

Para isso, serão apresentados 2 simples passos para você usufruir dessa nova funcionalidade. Vamos lá?

3.1. Como copiar o código do Widget


Acesse o Painel da Nvoip e insira seu login e senha cadastrados.



Já no painel, siga o caminho das abas: [Configurações] >[Widget].



Na Tela do Fale Conosco, você deve preencher as informações das guias [Geral][Telefonia] e [WhatsApp] conforme sua necessidade, podendo habilitar ou não cada uma dessas funcionalidades.
 
Após essa edição, abra a aba [Script] e clique no botão copiar no canto superior direito. E pronto! O código do Script já está copiado!



4. Como inserir o código do script no seu site?

Nesse segundo passo, existem 3 opções possíveis a serem seguidas, sendo elas: HTML e Google Tag Manager. Você seguirá as orientações baseadas na maneira em que seu site foi feito.

4.1 HTML

Ainda no painel Fale Conosco, na aba Geral, adicione o domínio localhost,  juntamente com a numeração do endereço, conforme exemplo abaixo e clique em "Salvar].



Abra sua pasta de código em sua IDE de preferência (como o VS Code) e selecione o arquivo [Index.html].


Cole o código copiado do script acima entre as tags <body> e </body> e salve o documento.


Após isso, abra o documento localmente para conferir se o widget apareceu. Em caso positivo, suba seu site para a nuvem.


Caso contrário, entre em contato com o Suporte da Nvoip.

4.2 Google Tag Manager

O Google Tag Manager (Gerenciador de Tags do Google) é um sistema simples e seguro que permite atualizar fragmentos de códigos relacionados (tags) no seu site ou app para dispositivos móveis.

      4.2.1 Se você ainda não tem cadastro 

Para ter acesso a ele, entre no endereço do Google Tag Manager com o o seu login e senha do Google. Se já tiver cadastro vá para o tópico 4.3.2!


Já na página Gerenciador de Tags, clique em [Criar conta].



Em seguida, preencha os campos do formulário e clique em [CRIAR].

 Nome da conta: insira um nome (Ex.: Meu site).
 Nome do container: insira a URL de seu site (Ex.: https://teste4948.wordpress.com/ ).
 Plataforma Segmentada: selecione web.




      4.2.2 Se você não tem cadastro

Para ter acesso a ele, entre no endereço do Google Tag Manager com o o seu login e senha.


Vá em [Visão geral] e selecione [Nova Tag].


Preencha as informações abaixo da tela que será aberta sobre a nova tag e depois, clique em [SALVAR].


 Configuração da tag: selecione HTML personalizado.
 HTML: cole o Script copiado do painel da Nvoip.
 Acionamento: selecione All Pages.


Na tela Espaço de Trabalho, clique em [Enviar].


Será aberto uma nova aba de envio das alterações, você devera preencher os campos abaixo e após isso, clique em [Publicar].

 Nome da versão: Fale Conosco.
 Descrição da versão: Foi adicionado um campo chamado Fale Conosco da Nvoip.
 Acionamento: Selecione All Pages.
 

Após feito esses passos, o Widget da Nvoip aparecerá no seu site!


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