Fluxograma URA Nvoip

Manual Utilização Fluxograma URA

Com o fluxograma você conseguirá configurar sua URA de uma forma mais fácil e intuitiva, podendo também visualizar o fluxo a medida que os elementos (Número virtual, Horário, Menu, Fila e Áudio) forem sendo criados.

Caso não tenha uma URA configurada em sua conta, ao acessar o fluxograma da URA, seu fluxo estará vazio, sem nenhum elemento.

Se já tiver uma URA pronta, o fluxo da sua URA será exibido conforme você já havia montado, com seu Número Virtual, Horário, Menu, Fila e áudio já configurados.




Comece a configurar sua URA

O processo de configuração da URA é bem simples, basta seguir o nosso passo a passo:

  • Clique no ícone de +, no canto inferior direito de sua tela, e seguindo a ordem de configuração, conforme a exibição das opções: Número Virtual, Horário, Menu Fila e Áudio, você irá começar pela configuração do Número Virtual.




Configuração do Número Virtual

  • Clique na opção “Numero Virtual” e arraste ela para dentro do fluxograma.

  • Na sequência, basta selecionar o número que terá a URA configurada e clicar no botão “Inserir“.

  • Feito isso, o número selecionado já será exibido no fluxograma.

 


Configuração do Horário

  • Clique na opção “Horário” e arraste ela para dentro do fluxograma.

  • Na sequência, clique em “+ Criar horário”


  • Na criação do horário, é necessário informar o “Nome do Horário” (se é horário comercial - HC - ou se é fora do horário comercial - FHC -, por exemplo), os “Dias da Semana” (quais dias a sua URA irá funcionar), o horário de funcionamento da URA, “Número Virtual” associado a URA e o Menu que será utilizado neste horário.



  • O menu pode ser criado tanto na criação do horário, quanto na própria criação do menu. O processo de criação é o mesmo, ele será explicado mais pra frente.

  • Caso deseje configurar um horário para um dia específico, basta clicar no botão “Opções Avançadas“, você precisará selecionar o dia, o mês o ano e clicar no botão “Criar“.



  • Ao clicar no botão “Criar“, o horário aparecerá associado ao número.



  • Ao clicar no horário, dentro do fluxo da URA, irá aparecer as informações relacionadas ao horário que você configurou e também o ícone da engrenagem para caso você queira fazer alguma alteração no horário criado.



Horários dias da semana

Horário dia específico do ano


Configuração do Menu

  • Clique na opção “Menu” e arraste ela para dentro do fluxograma.

  • Na sequência, clique em “+ Criar menu”

 


  • Na criação do menu, é necessário informar o “Nome do menu” (esse nome é apenas para você conseguir identificar o menu no fluxo, já que é possível ter mais de um configurado), o áudio do menu, as opções do menu as funções associadas as opções do menu (Fila, Menu ou Áudio) e uma função, para caso nenhuma opção seja digitada.



  • Ao clicar no botão “Criar“, o menu não vai está linkado ao horário criado, pois no card do horário há duas bolinhas (verde e vermelha), a bolinha verde refere-se ao horário comercial (HC) e a bolinha vermelha, fora do horário comercial (FHC), por isso você precisa linkar o menu ao horário correspondente.




Menu linkado ao HC

Áudio linkado ao FHC
  • Ao clicar no menu, dentro do fluxo da URA, irá aparecer as informações relacionadas ao menu que você configurou e também o ícone da engrenagem para caso você queira fazer alguma alteração no menu criado.

 


Configuração da Fila

  • Na criação de uma fila, o processo é praticamente o mesmo dos demais. Você deverá informar o “Nome da fila”, a “Estratégia de toques” (tocar em todos, aleatório, mais ocioso, agente com menos tempo de conversação ou agente com menos chamada), “Tempo máximo de espera”, “Tempo máximo sem agentes” (tempo máximo que o usuário ficará aguardando na fila quando não houver ninguém disponível para atendê-lo), “Música de fundo”, “Opção na fila de transferência” (identificador da fila, permite que uma ligação seja transferida para outra fila, através do identificador) e os “Usuários”.



  • Caso no campo “Usuários” não apareça nenhum usuário para você selecionar, é porque você não criou um usuário da URA, para criar esses usuários basta ir no menu Configurações > Usuários, clicar em “Editar Usuário“ (ícone do lápis) e marcar a permissão “Usuário da URA“. Você precisa liberar essa permissão para todos os usuários que receberão os direcionamentos de ligações da URA.

 


  • Ao clicar no botão “Criar“, a Fila não vai está linkada ao menu, você precisará criar essa conexão. Basta clicar na bolinha do card do menu e arrastar até a bolinha do card da fila.

 


  • Ao criar a conexão irá exibir uma janela com as opções do menu, basta você associar a fila criada a uma das opção do seu menu.

  • Caso selecione a opção “Sem opção” (para quando o usuário não digitar nenhuma das opções do seu menu), o direcionamento da ligação será para a fila que você associou.





  • Ao clicar no card da fila, dentro do fluxo da URA, irá aparecer as informações relacionadas a fila que você configurou e também o ícone da engrenagem para caso você queira fazer alguma alteração na fila criada.




Configuração do Áudio

  • O processo de criação do áudio segue o mesmo dos demais. Basta informar o “Nome do áudio“, se esse será um áudio HC ou FHC, o “Idioma” do áudio, “Velocidade do áudio“ e o “Áudio personalizado”.

  • Na opção do áudio personalizado, ao digitar o texto é possível ouvir como o áudio irá ficar (ícone do alto falante localizado na frente do texto do áudio), antes de salvar, assim você consegue verificar se está adequado.



  • Ao criar o áudio, ele não irá aparecer linkado ao menu, o que é o comportamento correto caso o áudio que você tenha criado seja o áudio do seu próprio menu.


 

  • Agora, se o áudio que você criou for um áudio de direcionamento de uma das opções do seu menu (por exemplo, quando o usuário digitar a opção 1 do menu, ele ouvirá o áudio na sequência), nesse caso o áudio precisa está linkado ao menu, e você precisa selecionar a opção correspondente ao menu.

 




  • Por fim, depois que todos os elementos forem criados, você precisa salvar o seu fluxograma, clicando no botão “Salvar”.

  • Você pode ir salvando seu fluxo a medida que os elementos forem sendo criados, assim caso deseje descartar alguma alteração feita, clicando no botão “Descartar alterações“, você não irá descartar todo seu fluxo criado, mas sim somente a última alteração feita.



Como remover ou excluir um elemento da URA 

Removendo um elemento da URA

  • Para remover algum elemento do seu fluxograma, basta arrastar o card para a lixeira, no canto inferior direito da sua tela, ou então clicar no card e depois na lixeira.

  • Neste caso, o elemento será removido do seu fluxo, porém ele não será excluído, dessa forma se desejar utilizá-lo você poderá utilizá-lo novamente.

Excluindo um elemento da URA

  • Para excluir um elemento, é necessário primeiramente remove-lo do fluxograma (arrastar para a lixeira).

  • Em seguida, você irá clicar no “+” e arrastar o elemento para dentro no fluxo grama.

  • Feito isso, basta clicar no elemento que você deseja excluir, selecionar o elemento que deseja excluir e clicar e, “Excluir”.







    • Related Articles

    • Manual Instalação e Edição Widget Fale Conosco

      O Fale Conosco é uma ferramenta desenvolvida pela Nvoip, que tem o intuito de facilitar a comunicação entre o usuário principal e os visitantes de seu site, por meio de solicitação de ligações (callme), chat e WhatsApp, tudo isso em um só lugar. ...
    • Configurando e editando o Fluxo do VoiceBot

      Com o [Fluxo] você conseguirá configurar seu VoiceBot de uma forma mais fácil e intuitiva, podendo também visualizar o fluxo à medida que os elementos (Número virtual, Horário, Menu, Fila e Áudio) forem sendo criados. O VoiceBot, é uma ferramenta que ...
    • Entendendo a Napikey e o User Token da Nvoip

      A API da Nvoip oferece aos usuários a capacidade de integrar a Nvoip diretamente em seus sistemas. Por exemplo, caso eu possuir um CRM, é viável incorporar a Nvoip ao sistema, permitindo realizar chamadas, consultar históricos de ligações, consultar ...
    • Tutorial Integração Nvoip com CRM Piperun

      O objetivo deste manual é te ajudar a realizar a integração da Nvoip no CRM Piperun. Com seu usuário criado, é possível realizar ligações de dentro do sistema, salvando os registros das ligações nas “Oportunidades” do Piperun. Para completar uma ...
    • Tutorial Integração Nvoip com Atendare

      O objetivo deste manual é te ajudar a realizar a integração da Nvoip no Atendare. Com seu usuário criado, é possível realizar ligações de dentro do sistema, salvando os registros das ligações em seus leads. Para completar uma ligação pelo Atendare, ...