A API da Nvoip oferece aos usuários a capacidade de integrar a Nvoip diretamente em seus sistemas. Por exemplo, caso eu possuir um CRM, é viável incorporar a Nvoip ao sistema, permitindo realizar chamadas, consultar históricos de ligações, consultar saldo, escutar gravações, criar usuários, entre outras ações.
Se você já entende o funcionamento da Napikey e User Token e precisa acessar a documentação da API, clique aqui!
Neste artigo vamos explicar o que é a Napikey, o User Token e como localizar no painel essas informações.
1. O que é a Napikey
A Napikey é um token de acesso utilizada para requisitar algumas funcionalidades da API da Nvoip. Ela funciona como um identificador único (diferente para cada usuário) de autenticação, geralmente associado a um conjunto de direitos de acesso à API.
2. O que é o User Token
O User Token é o token permanente e único do usuário, utilizado para a geração do access_token (token utilizado para autenticar e disparar requisições na API da Nvoip via OAuth).
3. Diferenças entre a Napikey e User Token
A principal diferença entre os dois métodos de autenticação está relacionada à segurança. Recomendamos o uso do OAuth na API da Nvoip devido às medidas de segurança que ele oferece. No OAuth, o token de autenticação (access_token) tem uma expiração programada para cada 24 horas. Isso significa que, após esse período, o token expira automaticamente, aumentando a segurança de utilização do usuário, já que tokens expirados não podem ser usados por invasores para requisitarem a API. A Napikey não expira automaticamente, o que pode ser menos seguro em determinadas situações. Em caso de vazamento, ela pode ser utilizada indefinidamente até ser atualizada manualmente.
4. Como visualizar os tokens no painel da Nvoip
No menu [API] encontra-se a Napikey e o User Token do usuário.
É possível atualizar a Napikey, clicando em "Atualizar Napikey", visualizar e copiar o código de ambos.
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