Enviando mensagens de Whatsapp através da API

Enviando mensagens de Whatsapp através da API

É possível disparar mensagens de Whatsapp através da API da Nvoip.
O envio é sempre feito através de templates que iniciam ou dão continuidade a uma conversa. Não é possível trocar mensagens dentro da janela de 24h nem ver as mensagens recebidas pela API.

O disparo de mensagens do Whatsapp via API permite automatizar tarefas de cobranças, notificações e até campanhas promocionais. Tenha em vista que existem limites diários definidos pela Meta para envio e também existe um rigoroso sistema de validação das mensagens para que não sejam usadas de forma abusiva.

Vamos agora explicar passo a passo como enviar templates do Whatsapp através da API da Nvoip.

1. Gerar credenciais da API

O primeiro passo para esse processo é ter uma conta criada no painel da Nvoip. Caso não tenha uma conta, basta clicar em "Não tem conta? Crie sua conta grátis".




Serão necessários 2 dados, sendo eles: 

Numbersip (ou Usuário SIP): número de identificação dos clientes da Nvoip.
→ User_token: token permanente utilizado pelo OAuth.

Para saber seu numbersip, basta acessar a guia [Configurações] > [Usuários] e copiar o número com final 001, o qual se refere ao usuário primário (dono da conta).



Já o User Token, é encontrado na guia [API]. Para copiá-lo, basta clicar o botão de "Copiar". Para visualizá-lo, basta clicar no ícone de visualização (ícone do olho) do lado esquerdo.



Para entender mais sobre os dois dados da guia [API] existentes no painel, clique aqui.

2. Acesso a documentação da API da Nvoip

O Apiary é uma página que contém toda a documentação da API da Nvoip, sendo possível enviar e receber requisições pelo próprio console ali existente. Para acessá-lo, clique aqui. Não é necessário fazer login.




Após isso, clique em "Autenticação da API - OAuth2" no menu esquerdo da tela, seguido de "Gerar Credenciais da API".




No campo Request, é possível alterar o ambiente das requisições e as linguagens/formatos de respostas recebidos. Para os exemplos deste manual, serão utilizados as escolhas padrão do console. 



Após essa escolha, clique no botão "Try" para aparecer o console do lado direito da tela, onde terão os campos de URIParameters, Headers e Body para serem preenchidos.



Para gerar suas credenciais da API, os campos URI Parameters e Headers não devem ser editados. Já no campo Body, deve-se preencher o numbersip e o user_token existentes no painel, conforme explica o tópico 1.



Segue abaixo um exemplo de requisição:

→ Numpersip: 99999999
→ User_token: GU5U-h-59QJHU@0MG-K6D@4dh4V7W0-15KhCTJ@
→ Requisição: 



Depois de preenchido, basta clicar em "Call Resource" e rolar a barra para ver as respostas das requisições.



São os códigos de status das requisições possíveis:



Copie o valor do acess_token (chave de API da Nvoip) gerado para os dois próximos passos. Um sugestão é copiar todo o código para um bloco de notas. O valor do acess_token é apenas o existente entre aspas.



3. Listagem de templates


Ainda no Apiary, desça a barra de rolagem esquerda e clique em [WhatsApp] > [Listar Templates].



Para a listagem de templates, o campo URI Parameteters deve ser respeitado, e deve ser inserido o acess_token (conforme descrito no tópico 2), no campo Headers. Logo após, basta clicar em "Call Resource" para disparar a requisição.



O exemplo abaixo ilustra a resposta de uma requisição:





4. Envio de templates

Para enviar templates, acesse  [WhatsApp] > [Enviar Templates].



Para o envio de templates, o campo URI Parameteters deve ser respeitado, e deve ser inserido o access_token (conforme descrito no tópico 2), no campo Headers.



Já no Body, os campos id_template, number_destination, instance e language devem ser preenchidos com os dados do template listados anteriormente.
Após preencher, basta clicar em "Call Resource" para disparar a requisição.



O exemplo abaixo ilustra a resposta de uma requisição:




Obs.: O mesmo processo também pode ser feito via Postman ou pelo seu sistema. Pelo Postman, basca replicar as urls e preencher os campos necessários.



Já localmente, basta selecionar a linguagem requerida no Apiary, copiar o código gerado para sua IDE de preferência e pelo seu sistema. Para o exemplo abaixo, foi selecionado da linguagem Node.js.





    • Related Articles

    • Integração com o WhatsApp

      A integração da Nvoip com o WhatsApp pode ser realizada para diversas finalidades, como gerenciamento de mensagens, automação de respostas, relatórios de consumo, histórico de atendimento e muito mais. É predciso ficar atento a algumas regras antes ...
    • Como usar um Cupom de Desconto na sua assinatura da Nvoip

      Recebeu um Cupom de Desconto da Nvoip e não sabe como usar? Vamos te mostrar passo a passo para inserir o cupom de desconto na hora de assinar um plano da Nvoip. Depois de acessar sua conta no seu painel Nvoip, você deverá acessar o menu "Financeiro" ...
    • Tutorial Integração Nvoip com CRM Piperun

      O objetivo deste manual é te ajudar a realizar a integração da Nvoip no CRM Piperun. Com seu usuário criado, é possível realizar ligações de dentro do sistema, salvando os registros das ligações nas “Oportunidades” do Piperun. Para completar uma ...
    • Entendendo a Napikey e o User Token da Nvoip

      A API da Nvoip oferece aos usuários a capacidade de integrar a Nvoip diretamente em seus sistemas. Por exemplo, caso eu possuir um CRM, é viável incorporar a Nvoip ao sistema, permitindo realizar chamadas, consultar históricos de ligações, consultar ...
    • Tutorial Integração Nvoip com Atendare

      O objetivo deste manual é te ajudar a realizar a integração da Nvoip no Atendare. Com seu usuário criado, é possível realizar ligações de dentro do sistema, salvando os registros das ligações em seus leads. Para completar uma ligação pelo Atendare, ...