Como Criar Templates de SMS na Nvoip

Criando Templates de SMS

O que são templates de SMS?

Templates de SMS são mensagens padronizadas e reutilizáveis, utilizadas para facilitar e agilizar a comunicação com seus clientes através da Nvoip. Eles são ideais para envio de mensagens automáticas e notificações importantes de forma rápida e eficaz.
Esses templates são classificados em três categorias: 
  • Marketing: utilizados para abordagens promocionais, ofertas, lançamentos de produtos e campanhas de engajamento com seus clientes.
  • Utilitário: comunicações relacionadas a processos e serviços, como notificações de cobrança, atualizações de pedidos, mensagens de suporte ou até alertas de uso.
  • Autenticação: exclusivos para envio de códigos de verificação ou mensagens relacionadas a login e autenticação de usuários.

Requisitos da Integração

Para criar templates de SMS pela Nvoip, é necessário que sua conta tenha o serviço de SMS liberado e possua créditos disponíveis. Caso ainda não tenha o SMS ativado, clique aqui e entre em contato com o nosso time solicitando a liberação.

Case de Uso

Imagine que você possui um sistema de entregas e deseja manter seus clientes informados durante todo o processo de envio. Com os templates de SMS, é possível padronizar mensagens e automatizar notificações importantes de forma simples e eficaz.
Por exemplo:
  • Assim que o pedido começar a ser preparado, você pode enviar um SMS informando o status.
  • Quando o pedido sair para entrega, outro SMS pode ser disparado com a estimativa de chegada.
  • Ao finalizar a entrega, uma mensagem de confirmação pode ser enviada automaticamente ao cliente.

Passo a Passo

1 - Criando templates de Marketing

Primeiramente, acesse seu painel da Nvoip e clique em configurações -> Templates:


Agora, certifique-se que a seção "SMS" está selecionada e clique em "Criar templates":



Nesta etapa, informe o nome do seu template. Ele será usado para identificar o modelo dentro da Nvoip e em qualquer integração que utilize o SMS:



Logo após, a tela de criação será aberta. Ela é dividida basicamente em 3 sessões:


1 - Configurações do template: é aqui que você define o conteúdo do template.
2 - Idiomas: nesta etapa, você escolhe os idiomas em que o template será criado, permitindo atender clientes em diferentes linguagens.
3 - Prévia da mensagem: aqui você visualiza, em tempo real, como a mensagem está ficando à medida que edita o template.

Primeiramente, você deve inserir um conteúdo para o seu template. O conteúdo deve ser um texto e possuir até 160 caracteres.

Observe que, à medida que fazemos alterações no conteúdo, a prévia é atualizada automaticamente para refletir as mudanças realizadas:



Você também pode adicionar uma variável, que deverá ser preenchida no momento em que o template for utilizado. Para inseri-la, basta clicar em "Adicionar Variável":


Note que a variável é exibida na prévia entre colchetes, como {{var_1}}:

Por fim, configure os idiomas nos quais deseja criar o seu template. Para isso, clique em "Adicionar idioma" e selecione os idiomas desejados:


Agora, você deverá configurar o template no idioma selecionado. Para isso, clique sobre o idioma e personalize as configurações conforme a sua necessidade.
Com todas as configurações concluídas, clique em "Enviar para Análise". A aprovação pelo nosso time pode levar algum tempo.

2 - Criando templates de Utilitário

Primeiramente, acesse seu painel da Nvoip e clique em configurações -> Templates:


Agora, certifique-se que a seção "SMS" está selecionada e clique em "Criar templates":


Nesta etapa, informe o nome do seu template. Ele será usado para identificar o modelo dentro da Nvoip e em qualquer integração que utilize o SMS:


Logo após, a tela de criação será aberta. Ela é dividida basicamente em 3 sessões:


1 - Configurações do template: é aqui que você define o conteúdo do template.
2 - Idiomas: nesta etapa, você escolhe os idiomas em que o template será criado, permitindo atender clientes em diferentes linguagens.
3 - Prévia da mensagem: aqui você visualiza, em tempo real, como a mensagem está ficando à medida que edita o template.

Primeiramente, você deve inserir um conteúdo para o seu template. O conteúdo deve ser um texto e possuir até 160 caracteres.

Observe que, à medida que fazemos alterações no conteúdo, a prévia é atualizada automaticamente para refletir as mudanças realizadas:


Você também pode adicionar uma variável, que deverá ser preenchida no momento em que o template for utilizado. Para inseri-la, basta clicar em "Adicionar Variável":



Note que a variável é exibida na prévia entre colchetes, como {{var_1}}:


Por fim, configure os idiomas nos quais deseja criar o seu template. Para isso, clique em "Adicionar idioma" e selecione os idiomas desejados:



Agora, você deverá configurar o template no idioma selecionado. Para isso, clique sobre o idioma e personalize as configurações conforme a sua necessidade.
Com todas as configurações concluídas, clique em "Enviar para Análise". A aprovação pelo nosso time pode levar algum tempo.


3 - Criando templates de Autenticação

Primeiramente, acesse seu painel da Nvoip e clique em configurações -> Templates:


Agora, certifique-se que a seção "SMS" está selecionada e clique em "Criar templates":



Nesta etapa, informe o nome do seu template. Ele será usado para identificar o modelo dentro da Nvoip e em qualquer integração que utilize o SMS:


Logo após, a tela de criação será aberta. Ela é dividida basicamente em 3 sessões:


1 - Configurações do template: é aqui que você define o conteúdo do template.
2 - Idiomas: nesta etapa, você escolhe os idiomas em que o template será criado, permitindo atender clientes em diferentes linguagens.
3 - Prévia da mensagem: aqui você visualiza, em tempo real, como a mensagem está ficando à medida que edita o template.

Primeiramente, você deve inserir um conteúdo para o seu template. O conteúdo deve ser um texto e possuir até 160 caracteres.

Observe que, à medida que fazemos alterações no conteúdo, a prévia é atualizada automaticamente para refletir as mudanças realizadas:



Você também pode adicionar uma variável, que deverá ser preenchida no momento em que o template for utilizado. Para inseri-la, basta clicar em "Adicionar Variável":




Note que a variável é exibida na prévia entre colchetes, como {{var_1}}:



Por fim, configure os idiomas nos quais deseja criar o seu template. Para isso, clique em "Adicionar idioma" e selecione os idiomas desejados:



Agora, você deverá configurar o template no idioma selecionado. Para isso, clique sobre o idioma e personalize as configurações conforme a sua necessidade.
Com todas as configurações concluídas, clique em "Enviar para Análise". A aprovação pelo nosso time pode levar algum tempo.



Listagem dos templates

Após configurar seus templates, eles ficarão disponíveis no seu painel com as seguintes informações:
  1. Nome do template
  2. Prévia da mensagem
  3. tipo
  4. Idioma
  5. Status:
    1. Aprovado: template aprovado
    2. Reprovado: template recusado
    3. Pausado: template pausado
    4. Em análise: template aguardando aprovação
  6. Última alteração
  7. Ações: 
    1. Editar template
    2. Excluir template


Editando templates

Para editar os templates, basta escolher qual template deseja editar e clicar no lápis na coluna de ação:




Ao clicar nessa opção, será aberta a mesma tela de criação de templates, permitindo que você edite o conteúdo. Após a edição, o template será reenviado para análise. Pronto, agora você já sabe como criar templates em seu painel Nvoip.



    • Related Articles

    • Criando Templates de WhatsApp pela Nvoip

      O que são templates de WhatsApp? Templates de WhatsApp são mensagens padronizadas e previamente aprovadas pelo WhatsApp API, utilizadas para iniciar conversas com seus clientes. Eles podem ser usados para enviar notificações, lembretes, confirmações, ...
    • Criando Automações

      O que são Automações? Automações são processos programados dentro da Nvoip, que permitem a realização de envios em massa de WhatsApp, SMS e ligações, de forma prática, rápida e eficiente. Elas são ideais para empresas que desejam se comunicar com ...
    • Enviando mensagens de Whatsapp através da API

      É possível disparar mensagens de Whatsapp através da API da Nvoip. O envio é sempre feito através de templates que iniciam ou dão continuidade a uma conversa. Não é possível trocar mensagens dentro da janela de 24h nem ver as mensagens recebidas pela ...
    • Como usar um Cupom de Desconto na sua assinatura da Nvoip

      Recebeu um Cupom de Desconto da Nvoip e não sabe como usar? Vamos te mostrar passo a passo para inserir o cupom de desconto na hora de assinar um plano da Nvoip. Depois de acessar sua conta no seu painel Nvoip, você deverá acessar o menu "Financeiro" ...
    • Integrando a Nvoip com o Pipedrive

      O que é o Pipedrive? O Pipedrive é um CRM focado em facilitar o processo de vendas, ajudando equipes a gerenciarem leads, negociações e atividades de forma visual e eficiente. Com uma interface simples, o Pipedrive permite acompanhar cada etapa do ...