Como integrar a Nvoip com o Zapier para automações com ligações, SMS e WhatsApp
Integrando a Nvoip com o Zapier
O que é o Zapier?
O Zapier é uma plataforma de automação sem código que permite conectar diferentes aplicativos e automatizar fluxos de trabalho entre eles. Com uma interface simples e intuitiva, o Zapier facilita a criação de automações chamadas de “Zaps”, que integram serviços diversos de forma rápida e eficiente. É uma solução prática para aumentar a produtividade e reduzir tarefas manuais no dia a dia.
Tipos de Integração
Na integração da Nvoip com o Zapier, é possível realizar ligações e torpedos de voz, enviar SMS e enviar mensagens via WhatsApp.
Requisitos da Integração
Para realizar a integração da Nvoip com o Zapier, é necessário ter uma conta em ambas as plataformas, além dos seguintes requisitos específicos para cada canal:
Ligações e torpedos de voz: é necessário ter um número virtual contratado com a Nvoip e créditos em sua conta.
Envio de SMS: é necessário ter créditos na conta e solicitar uma liberação da nossa equipe. Para essa liberação, clique aqui e entre em contato com o time de atendimento.
Envio de WhatsApp: é necessário ter sua conta Business do Facebook conectada à Nvoip. Clique aqui e acesse o manual completo de integração de WhatsApp.
Case de Uso
Imagine que você utiliza um formulário online (como Google Forms) para captar leads e, assim que um novo contato é enviado, você deseja iniciar uma comunicação via SMS ou WhatsApp para dar as boas-vindas ou enviar mais informações sobre seus serviços. Com o Zapier, você pode criar um Zap que detecta automaticamente novas respostas no formulário e envia a mensagem ou ligação pela Nvoip.
Outro exemplo é quando um cliente realiza uma compra em sua loja virtual. Assim que o pedido é confirmado, o Zapier pode acionar a Nvoip para enviar uma mensagem ou torpedo de voz com os detalhes do pedido.
Passo a Passo
1 - Conectando o Zapier a Nvoip
1.1 - Para conectar a Nvoip ao Zapier, clique em "Explore apps" e busque por Nvoip:
Logo após, busque por Nvoip e clique no aplicativo:
Após isso, clique em "Connect Nvoip to 7,000 + apps":
Agora, você será levado para um Zap. Aqui, você irá de fato conectar com a Nvoip. Essa conexão pode ser feita em qualquer Zap. Basta clicar em "Sign in" no app da Nvoip em seu menu de eventos:
Agora, basta fazer login com sua conta da Nvoip e autorizar o Zapier a consultar as informações listadas na tela:
2 - Disparando ligações
Para disparar uma ligação no Zapier pela Nvoip, selecione em seu evento a ação "Make Call":
Logo após, você deverá selecionar o "Call Mode". O método "Call User" funciona da seguinte forma: o sistema realiza uma chamada para o agente da Nvoip que está utilizando a automação, tocando em seu softphone autenticado. Assim que o agente atender, a ligação será encaminhada para o número de destino, configurado na automação.
Já no método "Call Destination", o processo é o inverso: o sistema realiza a chamada diretamente para o número de destino. Quando o destinatário atender, ele será conectado a um número da sua conta na Nvoip — por exemplo, um número virtual direcionado a um Fluxo de atendimento.
Logo após, escolha qual usuário de sua conta da Nvoip que usará a automação. Nesse campo, é listado todos os usuários cadastrados no painel da Nvoip:
E por fim, selecione o número de destino. Ele pode ser um número inserido manualmente na automação ou um número que veio de uma outra integração do Zapier:
Agora, sempre que o gatilho do Zapier for acionado, a Nvoip realizará a ligação conforme a configuração definida na automação.
3 - Enviando torpedo de voz
Para enviar um torpedo de voz, escolha a ação "Send Voice Broadcast":
Logo após, selecione qual o usuário que realizará a ligação. No campo, é listado todos os usuários criados na Nvoip:
Depois de selecionado, escolha qual o número de destino. Ele pode ser um número inserido manualmente na automação ou um número que veio de uma outra integração do Zapier:
Por fim, basta inserir a mensagem que será reproduzida no torpedo de voz. Você pode digitar o texto que deseja que o sistema converta em áudio ou colar o link de um arquivo de áudio já pronto. O link deve estar no formato mp3:
4 - Enviando torpedo de voz interativo
Para enviar um torpedo de voz interativo pela Nvoip, basta clicar na ação "Send Interactive Voice Broadcast". O torpedo de voz interativo consiste em um ou mais áudios que serão reproduzidos no número de destino determinado. No torpedo de voz interativo, as interações com o usuário são realizadas por meio dos valores digitados por ele (DTMF):
As opções nesta etapa são as mesmas do torpedo de voz simples. A diferença é que, neste caso, há um campo adicional "Response Audio", para inserir uma nova mensagem ou link de áudio, que será reproduzido após o usuário digitar alguma opção no telefone:
5 - Enviando SMS
Para enviar um SMS, escolha a ação "Send SMS":
Primeiramente, coloque qual é o número de telefone que receberá o SMS. Esse número por ser inserido manualmente na automação ou um número que veio de uma outra integração do Zapier:
Logo após, coloque qual a mensagem que deseja enviar para o número inserido anteriormente:
6 - Enviando SMS com templates
Para enviar um SMS com templates, é necessário ter os templates criados e aprovados na sua conta da Nvoip.
Primeiramente, clique em "Send SMS With Template":
Agora, insira o número de destino. Esse número por ser inserido manualmente na automação ou um número que veio de uma outra integração do Zapier:
Por fim, selecione o template que deseja utilizar. Caso o template contenha variáveis, você deve preenchê-las com um valor manual ou com informações vindas de outra automação no Zapier:
Caso o template não contenha variáveis, o campo para preenchimento não será aberto.
7 - Enviando WhatsApp
Para enviar uma mensagem via WhatsApp pela Nvoip, é necessário que sua conta esteja integrada à Meta e que você tenha templates criados e aprovados tanto na Nvoip quanto na Meta.
Primeiramente, clique na ação "Send WhatsApp (With HSM)":
Após isso, selecione o template que deseja utilizar. Caso o template contenha variáveis, você deve preenchê-las com um valor manual ou com informações vindas de outra integração no Zapier:
Coloque o número que deseja enviar o WhatsApp. Esse número por ser inserido manualmente na automação ou um número que veio de uma outra integração do Zapier:
Em seguida, selecione a instância pela qual deseja enviar a mensagem. A instância corresponde ao seu número de WhatsApp. Neste campo, serão listadas todas as instâncias disponíveis em sua conta:
E por fim, selecione qual o idioma do template que deseja enviar sua mensagem:
Agora você já conhece os principais passos para integrar a Nvoip com o Zapier e automatizar seus processos de comunicação com ligações, torpedos de voz, SMS e WhatsApp.
Se preferir, também preparamos um vídeo tutorial mostrando todo o processo na prática.
O que é o Pipedrive? O Pipedrive é um CRM focado em facilitar o processo de vendas, ajudando equipes a gerenciarem leads, negociações e atividades de forma visual e eficiente. Com uma interface simples, o Pipedrive permite acompanhar cada etapa do ...
O que é a Make? A Make é uma plataforma de automação sem código que permite criar e automatizar fluxos de trabalho entre diversos aplicativos e serviços. Com uma interface intuitiva de arrastar e soltar, uma biblioteca de integrações prontas e a ...
A integração da Nvoip com o WhatsApp pode ser realizada para diversas finalidades, como gerenciamento de mensagens, automação de respostas, relatórios de consumo, histórico de atendimento e muito mais. É predciso ficar atento a algumas regras antes ...
O objetivo deste manual é te ajudar a realizar a integração da Nvoip no Atendare. Com seu usuário criado, é possível realizar ligações de dentro do sistema, salvando os registros das ligações em seus leads. Para completar uma ligação pelo Atendare, ...
O objetivo deste manual é te ajudar a realizar a integração da Nvoip no Atendare. Com seu usuário criado, é possível realizar ligações de dentro do sistema, salvando os registros das ligações em seus leads. Para completar uma ligação pelo Atendare, ...