Para adicionar uma lista de contatos, clique na opção correspondente e faça o upload do arquivo contendo a listagem de números e, se necessário, as variáveis que serão utilizadas nas mensagens.
No caso de templates com variáveis personalizadas, sua planilha deverá obrigatoriamente seguir o seguinte formato:
-
A coluna A deve conter os números de telefone para os quais as mensagens serão enviadas.
-
As colunas seguintes (B, C, D...) devem conter os valores das variáveis, conforme configurado no seu template.
Exemplo:
Se o seu template possui variáveis como o nome do cliente e o nome do atendente, a estrutura seria:
-
Coluna A: número de telefone
-
Coluna B: nome do cliente
-
Coluna C: nome do atendente que está fazendo a abordagem
Após escolher para quem enviar, clique em "Continuar" e selecione qual a mensagem que será enviada. Na tela aparecerá o campo para buscar o template e qual idioma deseja usar (caso tenha mais de um):
Caso tenha subido uma lista de contatos, a planilha ficaria dessa forma no exemplo citado acima:
Para selecionar as variáveis, coloque no template a primeira variável a coluna "Cliente" e a segunda variável a coluna "Atendente":
Caso não seja uma lista de contatos, você deverá preencher as variáveis (caso tenha):
A prévia da mensagem será preenchida com as informações do template:
Em seguida, clique em "Continuar" e escolha se deseja enviar a automação imediatamente ou agendá-la para outro momento. Caso opte pelo agendamento, basta selecionar a data e o horário em que a automação deve ser disparada:

Após clicar em "Continuar", será exibido um resumo da automação, com as principais informações configuradas. Nesse resumo, você poderá ver:
Essa etapa é importante para garantir que todas as configurações estejam corretas antes de finalizar o processo:
Logo após, basta clicar em "Agendar" e sua automação estará pronta.
2 - Criando uma automação de SMS
Primeiramente, entre em seu painel da Nvoip e clique em "Automações":
Logo após, clique em "Criar Automação":
Logo após, escolha a categoria "SMS":
Em seguida, você deverá selecionar o destinatário da automação. Neste passo, é possível escolher entre três opções:
Um contato: ideal para envios avulsos, permite disparar a mensagem para um único número.
Vários contatos: permite inserir manualmente uma lista de números para envio em massa.
Lista de contatos: opção recomendada para grandes volumes, onde você fará o upload de um arquivo .XLSX contendo os números e, se necessário, as variáveis personalizadas para cada mensagem.
Caso escolha "Um contato", informe o número que deseja enviar o SMS:

Caso escolha "Vários Contatos", informe os números para quem deseja enviar e clique no "+" para adicionar mais números:
Para adicionar uma lista de contatos, clique na opção correspondente e faça o upload do arquivo contendo a listagem de números e, se necessário, as variáveis que serão utilizadas nas mensagens:
No caso de templates com variáveis personalizadas, sua planilha deverá obrigatoriamente seguir o seguinte formato:
A coluna A deve conter os números de telefone para os quais as mensagens serão enviadas.
As colunas seguintes (B, C, D...) devem conter os valores das variáveis, conforme configurado no seu template.
Exemplo:
Se o seu template possui variáveis como o nome do cliente e o nome do atendente, a estrutura seria:
Coluna A: número de telefone
Coluna B: nome do cliente
Coluna C: nome do atendente que está fazendo a abordagem
Após escolher para quem enviar, clique em "Continuar" e selecione qual a mensagem que será enviada. Na tela aparecerá o campo para buscar o template e qual idioma deseja usar (caso tenha mais de um):
Caso tenha subido uma lista de contatos, a planilha ficaria dessa forma no exemplo citado acima:
Para selecionar as variáveis, coloque no template a primeira variável a coluna "Cliente" e a segunda variável a coluna "Atendente":
Caso não seja uma lista de contatos, você deverá preencher as variáveis (caso tenha):
A prévia da mensagem será preenchida com as informações do template:
Em seguida, clique em "Continuar" e escolha se deseja enviar a automação imediatamente ou agendá-la para outro momento. Caso opte pelo agendamento, basta selecionar a data e o horário em que a automação deve ser disparada:

Após clicar em "Continuar", será exibido um resumo da automação, com as principais informações configuradas. Nesse resumo, você poderá revisar:
Essa etapa é importante para garantir que todas as configurações estejam corretas antes de finalizar o processo:
Logo após, basta clicar em "Agendar" e sua automação estará pronta.
Listagem das automações
Na tela de Automações, você poderá visualizar todas as automações criadas em sua conta. Cada automação é listada com as seguintes informações:
-
Nome: nome atribuído à automação no momento da criação.
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Quantidade de disparos: número total de envios realizados.
-
Tipo: canal utilizado na automação — SMS, ligações ou WhatsApp.
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Template: modelo de mensagem utilizado.
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Idiomas: idioma(s) configurado(s) na automação.
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Data de término: quando a automação foi concluída.
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Status:
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Enviado: automação finalizada com sucesso.
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Enviando: automação em andamento.
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Agendada: automação programada para envio em data e horário futuros.
Filtros das automações
Na listagem de automações, você pode utilizar os filtros disponíveis na tabela para refinar sua visualização. É possível filtrar por:
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Tipo: SMS, ligações ou WhatsApp
-
Status: Enviado, Enviando ou Agendado
Além disso, você pode buscar por uma automação específica utilizando o campo de pesquisa (ícone da lupa) localizado no topo da tabela:
Pronto, agora você já sabe como criar templates em seu painel Nvoip.