Automação de WhatsApp, SMS e Ligações | Nvoip

Criando Automações

O que são Automações?

Automações são processos programados dentro da Nvoip, que permitem a realização de envios em massa de WhatsApp, SMS e ligações, de forma prática, rápida e eficiente. Elas são ideais para empresas que desejam se comunicar com seus clientes de forma automatizada, reduzindo o esforço manual e otimizando o tempo da equipe. Essas automações podem ser usadas em diversos contextos, como:
  1. Lembretes de pagamentos
  2. Notificações importantes
  3. Campanhas de Marketing

Requisitos da Integração

Para utilizar as automações da Nvoip, é necessário ter os seguintes requisitos específicos para cada canal:
  1. Ligações e torpedos de voz: é necessário ter um número virtual contratado com a Nvoip e créditos em sua conta.
  2. Envio de SMS: é necessário ter créditos na conta e solicitar uma liberação da nossa equipe. Para essa liberação, clique aqui e entre em contato com o time de atendimento.
  3. Envio de WhatsApp: é necessário ter sua conta do Facebook conectada à Nvoip. Clique aqui e acesse o manual completo de integração de WhatsApp.

Case de Uso

Imagine que você trabalha em uma empresa de assinaturas e muitos clientes acabam se esquecendo de pagar o boleto no prazo. Fazer o contato manual com cada inadimplente toma tempo da equipe e pode causar atrasos nos recebimentos. Com a automação da Nvoip, é possível resolver esse problema com poucos cliques, enviando lembretes via WhatsApp, SMS ou até mesmo um torpedo de voz e garantindo agilidade na cobrança e maior recuperação de pagamentos.

Passo a Passo

1 - Criando uma automação de WhatsApp

Primeiramente, entre em seu painel da Nvoip e clique em "Automações":


Logo após, clique em "Criar Automação":


Logo após, escolha a categoria "WhatsApp":


Primeiramente informe o nome da sua automação. Esse nome ficará disponível na listagem das automações criadas:


Em seguida, você deverá selecionar o destinatário da automação. Neste passo, é possível escolher entre três opções:
  • Um contato: ideal para envios avulsos, permite disparar a mensagem para um único número.
  • Vários contatos: permite inserir manualmente uma lista de números para envio em massa.
  • Lista de contatos: opção recomendada para grandes volumes, onde você fará o upload de um arquivo .XLSX contendo os números e, se necessário, as variáveis personalizadas para cada mensagem.
Caso escolha "Um contato", informe o número que deseja enviar o WhatsApp:


Caso escolha "Vários Contatos", informe os números para quem deseja enviar e clique no "+" para adicionar mais números:


Para adicionar uma lista de contatos, clique na opção correspondente e faça o upload do arquivo contendo a listagem de números e, se necessário, as variáveis que serão utilizadas nas mensagens.


No caso de templates com variáveis personalizadas, sua planilha deverá obrigatoriamente seguir o seguinte formato:
  • A coluna A deve conter os números de telefone para os quais as mensagens serão enviadas.
  • As colunas seguintes (B, C, D...) devem conter os valores das variáveis, conforme configurado no seu template.
Exemplo:
Se o seu template possui variáveis como o nome do cliente e o nome do atendente, a estrutura seria:
  • Coluna A: número de telefone
  • Coluna B: nome do cliente
  • Coluna C: nome do atendente que está fazendo a abordagem

Após escolher para quem enviar, clique em "Continuar" e selecione qual a mensagem que será enviada. Na tela aparecerá o campo para buscar o template e qual idioma deseja usar (caso tenha mais de um):


Caso tenha subido uma lista de contatos, a planilha ficaria dessa forma no exemplo citado acima:


Para selecionar as variáveis, coloque no template a primeira variável a coluna "Cliente" e a segunda variável a coluna "Atendente":



Caso não seja uma lista de contatos, você deverá preencher as variáveis (caso tenha):


A prévia da mensagem será preenchida com as informações do template:


Em seguida, clique em "Continuar" e escolha se deseja enviar a automação imediatamente ou agendá-la para outro momento. Caso opte pelo agendamento, basta selecionar a data e o horário em que a automação deve ser disparada:


Após clicar em "Continuar", será exibido um resumo da automação, com as principais informações configuradas. Nesse resumo, você poderá ver:
  • Nome da automação
  • Destinatário(s): se foi direcionada para um único contato, vários contatos ou uma lista
  • Template utilizado
  • Data e horário de envio
Essa etapa é importante para garantir que todas as configurações estejam corretas antes de finalizar o processo:


Logo após, basta clicar em "Agendar" e sua automação estará pronta.

2 - Criando uma automação de SMS

Primeiramente, entre em seu painel da Nvoip e clique em "Automações":


Logo após, clique em "Criar Automação":


Logo após, escolha a categoria "SMS":


Em seguida, você deverá selecionar o destinatário da automação. Neste passo, é possível escolher entre três opções:
  • Um contato: ideal para envios avulsos, permite disparar a mensagem para um único número.
  • Vários contatos: permite inserir manualmente uma lista de números para envio em massa.
  • Lista de contatos: opção recomendada para grandes volumes, onde você fará o upload de um arquivo .XLSX contendo os números e, se necessário, as variáveis personalizadas para cada mensagem.
Caso escolha "Um contato", informe o número que deseja enviar o SMS:



Caso escolha "Vários Contatos", informe os números para quem deseja enviar e clique no "+" para adicionar mais números:


Para adicionar uma lista de contatos, clique na opção correspondente e faça o upload do arquivo contendo a listagem de números e, se necessário, as variáveis que serão utilizadas nas mensagens:


No caso de templates com variáveis personalizadas, sua planilha deverá obrigatoriamente seguir o seguinte formato:
  • coluna A deve conter os números de telefone para os quais as mensagens serão enviadas.
  • As colunas seguintes (B, C, D...) devem conter os valores das variáveis, conforme configurado no seu template.
Exemplo:
Se o seu template possui variáveis como o nome do cliente e o nome do atendente, a estrutura seria:
  • Coluna A: número de telefone
  • Coluna B: nome do cliente
  • Coluna C: nome do atendente que está fazendo a abordagem

Após escolher para quem enviar, clique em "Continuar" e selecione qual a mensagem que será enviada. Na tela aparecerá o campo para buscar o template e qual idioma deseja usar (caso tenha mais de um):


Caso tenha subido uma lista de contatos, a planilha ficaria dessa forma no exemplo citado acima:


Para selecionar as variáveis, coloque no template a primeira variável a coluna "Cliente" e a segunda variável a coluna "Atendente":


Caso não seja uma lista de contatos, você deverá preencher as variáveis (caso tenha):


A prévia da mensagem será preenchida com as informações do template:


Em seguida, clique em "Continuar" e escolha se deseja enviar a automação imediatamente ou agendá-la para outro momento. Caso opte pelo agendamento, basta selecionar a data e o horário em que a automação deve ser disparada:


Após clicar em "Continuar", será exibido um resumo da automação, com as principais informações configuradas. Nesse resumo, você poderá revisar:
  • Nome da automação
  • Destinatário(s): se foi direcionada para um único contato, vários contatos ou uma lista
  • Template utilizado
  • Data e horário de envio
Essa etapa é importante para garantir que todas as configurações estejam corretas antes de finalizar o processo:


Logo após, basta clicar em "Agendar" e sua automação estará pronta.

Listagem das automações

Na tela de Automações, você poderá visualizar todas as automações criadas em sua conta. Cada automação é listada com as seguintes informações:
  • Nome: nome atribuído à automação no momento da criação.
  • Quantidade de disparos: número total de envios realizados.
  • Tipo: canal utilizado na automação — SMS, ligações ou WhatsApp.
  • Template: modelo de mensagem utilizado.
  • Idiomas: idioma(s) configurado(s) na automação.
  • Data de término: quando a automação foi concluída.
  • Status:
    • Enviado: automação finalizada com sucesso.
    • Enviando: automação em andamento.
    • Agendada: automação programada para envio em data e horário futuros.

Filtros das automações

Na listagem de automações, você pode utilizar os filtros disponíveis na tabela para refinar sua visualização. É possível filtrar por:
  • Tipo: SMS, ligações ou WhatsApp
  • Status: Enviado, Enviando ou Agendado
Além disso, você pode buscar por uma automação específica utilizando o campo de pesquisa (ícone da lupa) localizado no topo da tabela:


Pronto, agora você já sabe como criar templates em seu painel Nvoip.

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