Como integrar a Nvoip com a Make para automações com ligações, SMS e WhatsApp

Integrando a Nvoip com a Make

O que é a Make?

A Make é uma plataforma de automação sem código que permite criar e automatizar fluxos de trabalho entre diversos aplicativos e serviços. Com uma interface intuitiva de arrastar e soltar, uma biblioteca de integrações prontas e a possibilidade de criar automações personalizadas, a Make oferece uma solução prática para automatizar processos e aumentar a eficiência.

Tipos de Integração

Na integração da Nvoip com a Make, é possível realizar ligações e torpedos de voz, enviar SMS e enviar mensagens via WhatsApp.

Requisitos da Integração

Para realizar a integração da Nvoip com a Make, é necessário ter uma conta em ambas as plataformas, além dos seguintes requisitos específicos para cada canal:
  1. Ligações e torpedos de voz: é necessário ter um número virtual contratado com a Nvoip e créditos em sua conta.
  2. Envio de SMS: é necessário ter créditos na conta e solicitar uma liberação da nossa equipe. Para essa liberação, clique aqui e entre em contato com o time de atendimento.
  3. Envio de WhatsApp: é necessário ter sua conta Business do Facebook conectada à Nvoip. Clique aqui e acesse o manual completo de integração de WhatsApp.

Case de Uso

Imagine que você tem uma planilha com uma lista de contatos e deseja enviar um SMS ou uma mensagem via WhatsApp para lembrar esses clientes sobre o pagamento de um boleto da assinatura da sua plataforma, ou até mesmo para notificá-los de que o pagamento foi realizado com sucesso. Com a Make, é possível criar um fluxo de automação que leia essa planilha e envie as mensagens automaticamente pela Nvoip, sem necessidade de fazer isso manualmente, contato por contato.
Outro exemplo é o envio de um torpedo de voz ou de uma mensagem assim que uma negociação for encerrada no seu CRM. Assim que o lead for concluído ou marcado como finalizado, a Make aciona a Nvoip para realizar o disparo, mantendo seu cliente informado de forma prática e automática.

Passo a Passo

1 - Conectando a Make a Nvoip

      1.1 - Para conectar a Nvoip à Make, entre em sua conta e crie ou edite um Scenario:

Logo após, busque por Nvoip e clique no aplicativo:

Para criar a conexão, clique em "Add":

Agora, basta fazer login na sua conta da Nvoip e autorizar a Make a acessar suas informações da Nvoip.


Ao seguir esses passos, sua conta da Nvoip estará conectada com a Make.

2 - Disparando ligações

      Para disparar uma ligação na Make pela Nvoip, clique no aplicativo da Nvoip e selecione a ação "Make a Call":

O método "Ligar para a origem primeiro" funciona da seguinte forma: o sistema realiza uma chamada para o agente da Nvoip que está utilizando a automação, tocando em seu softphone autenticado. Assim que o agente atender, a ligação será encaminhada para o número de destino, configurado na automação.
Já no método "Ligar para o destino primeiro", o processo é o inverso: o sistema realiza a chamada diretamente para o número de destino. Quando o destinatário atender, ele será conectado a um número da sua conta na Nvoip — por exemplo, um número virtual direcionado a um Fluxo de atendimento.


Logo após, escolha qual usuário de sua conta da Nvoip que usará a automação. Nesse campo, é listado todos os usuários cadastrados no painel da Nvoip:

E por fim, selecio o número de destino. Ele pode ser um número inserido manualmente na automação ou um número que veio de uma outra integração da Make:

Agora, sempre que o gatilho da Make for acionado, a Nvoip realizará a ligação conforme a configuração definida na automação. 

3 - Enviando torpedo de voz

Para enviar um torpedo de voz, escolha a ação "Make a Voice Broadcast":

Logo após, selecione qual o usuário que realizará a ligação. No campo, é listado todos os usuários criados na Nvoip:

Depois de selecionado, escolha qual o número de destino. Ele pode ser um número inserido manualmente na automação ou um número que veio de uma outra integração da Make:


Por fim, basta inserir a mensagem que será reproduzida no torpedo de voz. Você pode digitar o texto que deseja que o sistema converta em áudio ou colar o link de um arquivo de áudio já pronto. O link deve estar no formato mp3:


4 - Enviando torpedo de voz interativo

Para enviar um torpedo de voz interativo pela Nvoip, basta clicar na ação "Make a Interactive Voice Broadcast". O torpedo de voz interativo consiste em um ou mais áudios que serão reproduzidos no número de destino determinado. No torpedo de voz interativo, as interações com o usuário são realizadas por meio dos valores digitados por ele (DTMF):

As opções nesta etapa são as mesmas do torpedo de voz simples. A diferença é que, neste caso, há um campo adicional para inserir uma nova mensagem ou link de áudio, que será reproduzido após o usuário digitar alguma opção no telefone:



5 - Enviando SMS

Para enviar um SMS, escolha a ação "Send a SMS Message":

Primeiramente, coloque qual é o número de telefone que receberá o SMS. Esse número por ser inserido manualmente na automação ou um número que veio de uma outra integração da Make:

Logo após, coloque qual a mensagem que deseja enviar para o número inserido anteriormente:



6 - Enviando SMS com templates

Para enviar um SMS com templates, é necessário ter os templates criados e aprovados na sua conta da Nvoip.
Primeiramente, clique em "Send a SMS Template":



Em seguida, selecione o template que deseja utilizar. Caso o template contenha variáveis, você deve preenchê-las com um valor manual ou com informações vindas de outra automação na Make:



Caso o template não contenha variáveis, o campo para preenchimento não será aberto.
Por fim, basta inserir o número de destino. Esse número por ser inserido manualmente na automação ou um número que veio de uma outra integração da Make:



7 - Enviando WhatsApp

Para enviar uma mensagem via WhatsApp pela Nvoip, é necessário que sua conta esteja integrada à Meta e que você tenha templates criados e aprovados tanto na Nvoip quanto na Meta.
Primeiramente, clique na ação "Send a WhatsApp Template":

Em seguida, selecione o template que deseja utilizar. Caso o template contenha variáveis, você deve preenchê-las com um valor manual ou com informações vindas de outra integração na Make:



Logo após, selecione o idioma que deseja enviar o seu template. No campo, é listado os idiomas criados em seu painel:




Em seguida, selecione a instância pela qual deseja enviar a mensagem. A instância corresponde ao seu número de WhatsApp. Neste campo, serão listadas todas as instâncias disponíveis em sua conta:




E por fim, coloque o número que deseja enviar o WhatsApp. Esse número por ser inserido manualmente na automação ou um número que veio de uma outra integração da Make:




Agora você já conhece os principais passos para integrar a Nvoip com a Make e automatizar seus processos de comunicação com ligações, torpedos de voz, SMS e WhatsApp.
Se preferir, também preparamos um vídeo tutorial mostrando todo o processo na prática.



    • Related Articles

    • Integrando a Nvoip com o Zapier

      O que é o Zapier? O Zapier é uma plataforma de automação sem código que permite conectar diferentes aplicativos e automatizar fluxos de trabalho entre eles. Com uma interface simples e intuitiva, o Zapier facilita a criação de automações chamadas de ...
    • Integrando a Nvoip com o Pipedrive

      O que é o Pipedrive? O Pipedrive é um CRM focado em facilitar o processo de vendas, ajudando equipes a gerenciarem leads, negociações e atividades de forma visual e eficiente. Com uma interface simples, o Pipedrive permite acompanhar cada etapa do ...
    • Integração Nvoip com CRM Atendare

      O objetivo deste manual é te ajudar a realizar a integração da Nvoip no Atendare. Com seu usuário criado, é possível realizar ligações de dentro do sistema, salvando os registros das ligações em seus leads. Para completar uma ligação pelo Atendare, ...
    • Tutorial Integração Nvoip com Atendare

      O objetivo deste manual é te ajudar a realizar a integração da Nvoip no Atendare. Com seu usuário criado, é possível realizar ligações de dentro do sistema, salvando os registros das ligações em seus leads. Para completar uma ligação pelo Atendare, ...
    • Tutorial Integração Nvoip com CRM Piperun

      O objetivo deste manual é te ajudar a realizar a integração da Nvoip no CRM Piperun. Com seu usuário criado, é possível realizar ligações de dentro do sistema, salvando os registros das ligações nas “Oportunidades” do Piperun. Para completar uma ...