PABX FreePBX

Como configurar o FreePBX

Bem-vindo ao nosso guia de configuração de PABX's!

Este manual foi criado especificamente para ajudar nossos clientes a configurar PABX's para utilizar com a plataforma da Nvoip. Aqui, você encontrará instruções passo a passo para configurar o FreePBX, além de dicas úteis para maximizar a qualidade de sua chamada.

Seguindo as instruções abaixo, você estará pronto para usar a plataforma da Nvoip e aproveitar todas as suas funcionalidades em pouco tempo.

Boa leitura!

Usuário SIP e Senha SIP

Antes de darmos início à configuração do FreePBX é necessário ter em mãos as informações Usuário SIP e Senha SIP.

Caso seja usuário admin do painel Nvoip, é possível consultar essas informações ao acessar o painel na Edição de usuários, menu Configurações > Usuários, caso não seja usuário admin e não saiba essas informações, você terá que solicitá-las para o usuário admin.


Configuração do PABX

Para configurar o FreePBX, basta seguir o passo a passo abaixo:
  1. Acesse o PABX pelo navegador e faça login com o usuário administrador.
  2. No menu superior, em Conectividade, clique na opção Troncos.

  1. Em seguida, clique em Adicionar tronco e selecione a opção Adicionar tronco SIP (chan_pjsip).


  1. Na aba Geral, preencha os campos conforme informações abaixo:
1) Nome do Tronco: digite um nome a sua escolha;
2) ID de Chamada de Saída: 55 + DDD + Número;
Obs: os demais campos não serão alterados;

  1. Na aba pjsip Configurações (Geral), preencha os campos conforme informações abaixo:
1) Nome do usuário: digite o seu usuário SIP; 
2) Auth username: digite novamente seu usuário SIP;
3)Senha: digite sua senha SIP;
Obs: os demais campos não serão alterados

  1. Na aba pjsip Configurações (Avançado), preencha o campo conforme a informação abaixo:





1) Do usuário: digite novamente o seu usuário SIP;
Obs: os demais campos não serão alterados

  1. Na aba pjsip Configurações (Codecs), marque os codecs ulaw e alaw conforme imagem abaixo:


  1. Em seguida, clique em Enviar.
  1. No menu superior, em Conectividade, clique na opção Rotas de Entrada.

  1. Depois, clique em Adicionar Rota de Entrada.

Para o recebimento de ligações, caso não tenha adquirido o Número Virtual, acesse nosso site para mais informações: Número Virtual - Nvoip - Plataforma de Voz, SMS e API ou entre em contato com o Comercial pelo número 0800 878 3122.


  1. Na aba Geral, preencha os campos conforme informações abaixo:
1) Descrição: 55 + DDD + Número;
2) Número DID: 55 + DDD + Número;
3) Configurar Destino: selecione a opção desejada, filas, ramais ou URA;
Obs: os demais campos não serão alterados
  1. Em seguida, clique em Enviar.
  1. No menu superior, em Conectividade, clique na opção Rotas de Saída.
  1. Depois, clique em Adicionar Rota de Saída.
  1. Na aba Configurações de Rota, preencha os campos conforme informações abaixo:


1) Nome da Rota: digite um nome a sua escolha;
2) Sequência de troncos para rotas combinadas: selecione o tronco criado;
3) Destino opcional no congestionamento: Congestionamento Normal
Obs: os demais campos não serão alterados
  1. Na aba Padrão de Discagem, preencha os campos conforme imagem abaixo:
Regras de discagem para fixo e móvel (cada X equivale a 1 dígito de 0 a 9) por exemplo.
  1. Em seguida, clique em Enviar.
  1. No menu superior, em Aplicações, clique na opção Ramais.
  1. Em seguida, clique em Adicionar Ramal e selecione a opção Adicionar Nova SIP (chan_pjsip) Extensão.
  1. Na aba Geral, preencha os campos conforme informações abaixo:
1) Ramal do Usuário: digite o ramal que você quer adicionar;
2) Senha: o sistema gera a senha automaticamente, porém você pode altera-la caso queira;
Obs: os demais campos não serão alterados

  1. Em seguida, clique em Enviar.
  1. No menu superior, em Administrador, clique na opção CLI Asterisk, para verificar o status de registro do tronco e digite o comando “sip show registry”, e clique na opção Send Command.






  1. Após digitar o comando, verifique se registrará o status "Registered". Se sim, a configuração foi concluída com sucesso!

Esperamos que este manual tenha sido útil em ajudá-lo a configurar o FreePBX com a plataforma da Nvoip.

Seguindo as instruções passo a passo, você agora está pronto para usar todas as funcionalidades da nossa plataforma e melhorar sua experiência de comunicação.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda adicional, não hesite em entrar em contato com a equipe de suporte da Nvoip.

Obrigado por escolher a nossa plataforma e boas chamadas!

Não conseguiu configurar?
Veja nosso FAQ abaixo ou entre em contato com nosso suporte, pelo link https://suporte.nvoip.com.br/portal/pt/newticket   ou pelo telefone 0800 878 3122.




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