Como configurar o Issabel
Bem-vindo ao nosso guia de configuração de PABX's!
Este manual foi criado especificamente para ajudar nossos clientes a configurar PABX's para utilizar com a plataforma da Nvoip. Aqui, você encontrará instruções passo a passo para configurar o Issabel, além de dicas úteis para maximizar a qualidade de sua chamada.
Seguindo as instruções abaixo, você estará pronto para usar a plataforma da Nvoip e aproveitar todas as suas funcionalidades em pouco tempo.
Boa leitura!
Usuário SIP e Senha SIP
Antes de darmos início à configuração do FreePBX é necessário ter em mãos as informações Usuário SIP e Senha SIP.
Caso seja usuário admin do painel Nvoip, é possível consultar essas informações ao acessar o painel na Edição de usuários, menu Configurações > Usuários, caso não seja usuário admin e não saiba essas informações, você terá que solicitá-las para o usuário admin.
Configuração do PABX
Para configurar o Issabel, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o PABX pelo navegador e faça login com o usuário administrador.
- No menu lateral, em PBX, clique na opção PBX Configuration.
- Em seguida, clique em Trunks, nas configurações básicas, e depois em Add SIP Trunk.
- Na sequência, preencha os campos conforme informações abaixo e clique em Submit Changes:
TRONCO DE SAÍDA (nvoip_out):
username = [usuário SIP]*
type = peer
keepalive=yes
session-timers=refuse
secret = [senha SIP]*
host = app.nvoip.com.br
fromuser = [usuário SIP]*
disallow = all
context = from-trunk
allow = ulaw&alaw
TRONCO DE ENTRADA (nvoip_in):
username = [usuário SIP]*
type = friend
session-timers = refuse
secret = [senha SIP]*
insecure = invite,port
host = app.nvoip.com.br
disallow = all
allow = ulaw&alaw
*[usuário SIP] - Digite o seu usuário SIP
*[senha SIP] - Digite a sua senha SIP
- Após preencher as informações, clique em Apply changes.
- No menu lateral, em Tools, clique na opção Asterisk-Cli, para verificar o status de registro do tronco e digite o comando “sip show registry”, e clique na opção Execute.
- Após digitar o comando, verifique se registrará o status "Registered". Se sim, a configuração foi concluída com sucesso!
- Novamente no menu lateral, em PBX, dentro opção PBX Configuration, clique em Extensions, selecione a opção Generic SIP Device e depois clique em Submit.
- Em ADD SIP Extension, preencha os campos conforme informações abaixo e depois clique em Submit:
1) User Extension: digite o número do ramal (exemplo: 1001).
2) Display Name: digite novamente o número do ramal ou digite um nome.
3) Secret: pode utilizar a senha que o sistema gerou ou então apague e cadastre uma nova.
4) Dtmfmode: RFC2833
5) Nat: Yes
Obs: os demais campos não serão alterados
- Após preencher as informações, clique em Apply changes.
- Em Inbound Call Control, clique na opção Inbound Routes e preencha os campos conforme informações abaixo:
1) Description: insira um nome para a regra;
2) DID Number: digite o DID + DDD + Número (exemplo: 55114186267);
- Na última opção selecione qual será o destino das ligações (Extensions / Queues / IVR / entre outros) e depois clique em Submit.
Obs: Extensions (ramais), Queues (fila de ramais), IVR (URA).
- Após preencher as informações, clique novamente em Apply changes.
- Em configurações básicas, dentro da opção Outbound Routes (Regra de Saída), preencha os campos conforme informações abaixo e depois clique em Submit:
1) Route Name: escolha um nome para esta regra (exemplo: saida_padrao);
2) Regras de discagem para fixo e móvel (cada X equivale a 1 dígito de 0 a 9);
3) Selecione o tronco criado (exemplo: Nvoip);
4) Selecione “Normal Congestion”;
Obs: os demais campos não serão alterados
- Após preencher os campos, clique em Apply changes.
- Após preencher os campos, clique em Apply changes.
- Para acompanhar em tempo real a operação, basta clicar em PBX, na opção Operator Painel, do menu lateral do painel.
Esperamos que este manual tenha sido útil em ajudá-lo a configurar o Issabel com a plataforma da Nvoip.
Seguindo as instruções passo a passo, você agora está pronto para usar todas as funcionalidades da nossa plataforma e melhorar sua experiência de comunicação.
Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda adicional, não hesite em entrar em contato com a equipe de suporte da Nvoip.
Obrigado por escolher a nossa plataforma e boas chamadas!
Não conseguiu configurar?
Perguntas frequentes
- Mesmo após a configuração, o status de registro não consta como registrado. Como devo proceder?
> No menu lateral, clique na opção PBX – PBX Configuration – Trunks e preencha novamente as informações dos troncos de entrada e saída, se necessário verifique os dados no Painel da Nvoip.
- Minha rede possui NAT e Firewall configurados, como devo realizar a configuração do tronco de entrada e saída?
> Pelo link Configurando sistemas baseado em Asterisk (FreePBX, Issabel, Elastix) é possível verificar outros padrões de configuração com os parâmetros para este tipo de rede.
- Estou realizando ligação, porém não está completando, ocorre uma mensagem “404 não encontrado”. Como proceder?
> Verifique se o formato de discagem DDD (sem o zero) + Número está correto. Exemplo: 1141186267.
> É importante ressaltar que para realizar ligação é necessário ter saldo no painel.
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