PABX Issabel

Como configurar o Issabel

Bem-vindo ao nosso guia de configuração de PABX's!

Este manual foi criado especificamente para ajudar nossos clientes a configurar PABX's para utilizar com a plataforma da Nvoip. Aqui, você encontrará instruções passo a passo para configurar o Issabel, além de dicas úteis para maximizar a qualidade de sua chamada.

Seguindo as instruções abaixo, você estará pronto para usar a plataforma da Nvoip e aproveitar todas as suas funcionalidades em pouco tempo.

Boa leitura!

Usuário SIP e Senha SIP

Antes de darmos início à configuração do FreePBX é necessário ter em mãos as informações Usuário SIP e Senha SIP.

Caso seja usuário admin do painel Nvoip, é possível consultar essas informações ao acessar o painel na Edição de usuários, menu Configurações > Usuários, caso não seja usuário admin e não saiba essas informações, você terá que solicitá-las para o usuário admin.


Configuração do PABX

Para configurar o Issabel, basta seguir o passo a passo abaixo:
  1. Acesse o PABX pelo navegador e faça login com o usuário administrador.
  2. No menu lateral, em PBX, clique na opção PBX Configuration.
  1. Em seguida, clique em Trunks, nas configurações básicas, e depois em Add SIP Trunk.
  1. Na sequência, preencha os campos conforme informações abaixo e clique em Submit Changes:

TRONCO DE SAÍDA (nvoip_out):

username = [usuário SIP]*

type = peer

keepalive=yes

session-timers=refuse

secret = [senha SIP]*

host = app.nvoip.com.br

fromuser = [usuário SIP]*

disallow = all

context = from-trunk

allow = ulaw&alaw


TRONCO DE ENTRADA (nvoip_in):

username = [usuário SIP]*

type = friend

session-timers = refuse

secret = [senha SIP]*

insecure = invite,port

host = app.nvoip.com.br

disallow = all

allow = ulaw&alaw


Registro: [usuário SIP]*:[senha SIP]*@app.nvoip.com.br:5060/[usuário SIP]*

*[usuário SIP] - Digite o seu usuário SIP 
*[senha SIP] - Digite a sua senha SIP
  1. Após preencher as informações, clique em Apply changes.
  1. No menu lateral, em Tools, clique na opção Asterisk-Clipara verificar o status de registro do tronco e digite o comando “sip show registry”, e clique na opção Execute.


  1. Após digitar o comando, verifique se registrará o status "Registered". Se sim, a configuração foi concluída com sucesso!
  2. Novamente no menu lateral, em PBX, dentro opção PBX Configuration, clique em Extensions, selecione a opção Generic SIP Device e depois clique em Submit.


  1. Em ADD SIP Extension, preencha os campos conforme informações abaixo e depois clique em Submit:


1) User Extension: digite o número do ramal (exemplo: 1001).

2) Display Name: digite novamente o número do ramal ou digite um nome.

3) Secret: pode utilizar a senha que o sistema gerou ou então apague e cadastre uma nova.

4) Dtmfmode: RFC2833

5) Nat: Yes

Obs: os demais campos não serão alterados

  1. Após preencher as informações, clique em Apply changes.

  1. Em Inbound Call Control, clique na opção Inbound Routes e preencha os campos conforme informações abaixo:
1) Description: insira um nome para a regra;
2) DID Number: digite o DID + DDD + Número (exemplo: 55114186267);

  1. Na última opção selecione qual será o destino das ligações (Extensions / Queues / IVR / entre outros) e depois clique em Submit.

Obs: Extensions (ramais), Queues (fila de ramais), IVR (URA).

Para o recebimento de ligações, caso não tenha adquirido o Número Virtual, acesse nosso site para mais informações: Número Virtual - Nvoip - Plataforma de Voz, SMS e API ou entre em contato com o Comercial pelo número 0800 878 3122.

  1. Após preencher as informações, clique novamente em Apply changes.



  1. Em configurações básicas, dentro da opção Outbound Routes (Regra de Saída), preencha os campos conforme informações abaixo e depois clique em Submit:



1) Route Name: escolha um nome para esta regra (exemplo: saida_padrao);

2) Regras de discagem para fixo e móvel (cada X equivale a 1 dígito de 0 a 9);

3) Selecione o tronco criado (exemplo: Nvoip);

4) Selecione “Normal Congestion”;

Obs: os demais campos não serão alterados
  1. Após preencher os campos, clique em Apply changes.


  1. Após preencher os campos, clique em Apply changes.
  2. Para acompanhar em tempo real a operação, basta clicar em PBX, na opção Operator Painel, do menu lateral do painel.



Esperamos que este manual tenha sido útil em ajudá-lo a configurar o Issabel com a plataforma da Nvoip.

Seguindo as instruções passo a passo, você agora está pronto para usar todas as funcionalidades da nossa plataforma e melhorar sua experiência de comunicação.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda adicional, não hesite em entrar em contato com a equipe de suporte da Nvoip.

Obrigado por escolher a nossa plataforma e boas chamadas!

Não conseguiu configurar?
Veja nosso FAQ abaixo ou entre em contato com nosso suporte, pelo link https://suporte.nvoip.com.br/portal/pt/newticket   ou pelo telefone 0800 878 3122.

Perguntas frequentes

  1. Mesmo após a configuração, o status de registro não consta como registrado. Como devo proceder?

> No menu lateral, clique na opção PBX – PBX Configuration – Trunks e preencha novamente as informações dos troncos de entrada e saída, se necessário verifique os dados no Painel da Nvoip.

  1. Minha rede possui NAT e Firewall configurados, como devo realizar a configuração do tronco de entrada e saída?

> Pelo link Configurando sistemas baseado em Asterisk (FreePBX, Issabel, Elastix) é possível verificar outros padrões de configuração com os parâmetros para este tipo de rede.

  1. Estou realizando ligação, porém não está completando, ocorre uma mensagem 404 não encontrado”. Como proceder?

> Verifique se o formato de discagem DDD (sem o zero) + Número está correto. Exemplo: 1141186267.

> É importante ressaltar que para realizar ligação é necessário ter saldo no painel.



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